Palestrantes

Veja quem estará por lá!

Nesta seção você poderá conhecer melhor os palestrantes do evento MATEAMB, saber um pouco mais das suas linhas de pesquisa e atuação, e, caso seja de seu interesse, poderá entrar em contato durante ou após as palestras para se envolver profundamente nos assuntos de materiais avançados de catálise e sustentabilidade.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado (1986) e doutorado (1993) em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo docente permanente dos Programas de Química e Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Recebeu o prêmio TWAS, concedido pela Academia Mexicana de Ciências, pelo melhor trabalho de colaboração com pesquisador mexicano. Também foi agraciado com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM. Pela SBQ recebeu o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação, a Medalha RVq e a Medalha Walter Baptist Mors. Pelo IQ-UFRJ recebeu a Medalha Augusto A. L. Zamith, como reconhecimento de suas contribuições científicas. Atualmente é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B do CNPq. É membro da Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Catálise, American Chemical Society e Fellow da Royal Society of Chemistry. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Química Verde e Sustentável, Petróleo, Gás natural, Petroquímica, Transformação de Biomassa, Biocombustíveis, Captura e Conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à conversão de glicerol e etanol em produtos químicos, produção de biocombustíveis, transformação catalítica de biomassa não alimentícia, captura de CO2 por adsorventes funcionalizados, hidrogenação de CO2 a metanol, DME e hidrocarbonetos, conversão de CO2 a carbonatos orgânicos, mecanismos de reações catalíticas, acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos, química de carbocation, nanotecnologia e materiais avançados, além de processos de refino de petróleo, petroquímica e conversão de gás natural.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Possui graduação em química bacharelado com atribuições tecnológicas e química licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Mestrado (2013) e Doutorado (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu sua dissertação de mestrado e tese de doutorado no LARHCO/UFRJ (Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise) e no LQSN/UFF (Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia) nas áreas de catálise heterogênea para biocombustível, síntese de materiais híbridos e análise em CLAE (cromatografia líquida de alta resolução). Foi professora substituta no Departamento de Química Analítica da UFRJ (2015-2017). Iniciou pós-doutorado (2017) no LMCP/IMA/UFRJ (Laboratório de Macromoléculas e Coloides na Indústria do Petróleo) com atividades de desenvolvimento e avaliação de hidrogéis poliméricos para controle de conformidade em reservatórios de petróleo. Atualmente, é Professora do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ e pesquisadora no LARHCO/UFRJ onde desenvolve pesquisa na área de materiais mesoporosos com diversas aplicações, como catalisadores heterogêneos e adsorventes para captura de CO2.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Thiago Custódio dos Santos é graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre (2011-2013) e doutor (2013-2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No período de 2018-2020 atuou em estágio de pós-doutoramento na UFF no laboratório LQSN, sob a supervisão da professora Célia M. Ronconi. Neste período, também foi professor substituto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor no Departamento de Química Inorgânica da UFRJ. Como pesquisador, tem interesse nas seguintes áreas: i) desenvolvimento de nanocatalisadores com atividade plasmônica capazes de clivarem moléculas de água para a produção de hidrogênio, valorização de CO2 e decomposição de poluentes orgânicos.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

José Adolfo Oliveira das Chagas é Doutor em Química pela UFRJ, Mestre em Química e Químico do Petróleo com láurea acadêmica pela UFRN. Possui atribuições tecnológicas e especialização em Petróleo pelo Programa de Formação e Recursos Humanos da Petrobras (PFRHPB-222). Foi integrante do Laboratório de Membranas e Coloides, LAMECO, laboratório de pesquisa da UFRN, onde pesquisou sobre os efeitos da reticulação e plastificação nas propriedades de membranas poliméricas, e desenvolveu pesquisa aplicada em tratamento de águas residuais da indústria de petróleo. Atualmente é doutor empreendedor pela FAPERJ e pesquisador no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise, LARHCO, laboratório de pesquisa da UFRJ, onde prepara e caracteriza materiais funcionalizados para captura e conversão de dióxido de carbono, e desenvolve análise e prototipagem em captura de carbono. Cofundador e Diretor da CarbonAir Energy, uma startup incubada no Instituto Garagem (Coppe/UFRJ) que oferece soluções tecnológicas para captura e utilização de carbono. Empreendedor pelo Startup Rio/FAPERJ, foi selecionado para o Programa Iniciativa Jovem da Shell, e contemplado com edital Doutor Empreendedor da FAPERJ. Apresenta experiência na área de química com ênfase em química do petróleo, química orgânica, química dos polímeros e coloides, química verde, adsorção e catálise orgânica. Tem interesse nos seguintes temas: termodinâmica e cinética química, química orgânica, química verde, sustentabilidade, economia circular, inovação tecnológica e empreendedorismo.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Possui Doutorado (2009-2013) e Mestrado (2007-2009) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formada em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência em reações de transformação da glicerina oriunda da produção do biodiesel, cromatografia gasosa, espectrometria de massas e materiais funcionalizados para captura e conversão de CO2. Foi professora Adjunta Substituta do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro por 6 anos. Atualmente atua como pesquisadora no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO) com atividades relacionadas à catálise aplicada a energia e meio ambiente, sobretudo na transformação química de biomassa. É cofundadora da CarbonAir Energy, uma startup de captura e aproveitamento de carbono incubada no Instituto Garagem da Coppe/UFRJ. Foi contemplada com Programa Mulheres Empreendedoras da Vibra Energia.

Prof Aryana Azevedo Marcinyak 2

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Graduada em Química Bacharelado com atribuições tecnológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Licenciada em Química pela Universidade do Grande Rio; Mestre e Doutora em Ciências pelo programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja linha de pesquisa foi conversão de CO2 em carbonatos orgânicos, focando no desenvolvimento de catalisadores heterogêneos, sobretudo óxido de cério; Seu doutorado teve parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Participou de projetos de pós doutorado em parceria com a Universidade de York (UK) no Green Chemistry Centre of Excellence, também na área de conversão de CO2; Atualmente atua como pós doutoranda no projeto de desenvolvimento de catalisadores para a reação de hidrogenação direta de CO2 à hidrocarbonetos, focando na produção de combustíveis sustentáveis como querosene de aviação (SAF); e como professora substituta no Departamento de Processos Orgânicos (DPO) da Escola de Química da UFRJ.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Pós-Doutorado pelo National Research Council of Canada (1987-1989) e Livre Docência pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atuou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de 1975 a 2004 como Professor Assistente (1975 a 1982), Professor Adjunto (1983 a 1998) e Professor Titular (1998 a 2004), quando se aposentou. Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi Chefe do Departamento de Química (1981-1983), Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Química (1981-1983), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica (1990-1993), onde foi responsável pela implementação do Programa de Doutorado em Química Orgânica, e Vice-Reitor (1993-1997). Orientou 13 dissertações de Mestrado, 12 teses de Doutorado, e supervisionou 4 trabalhos de Pós-Doutorado, tendo publicado 139 trabalhos em revistas científicas, 2 capítulos em livros e tendo sido concedida uma patente. Foi Professor Visitante na Universidade Técnica de Lisboa (1997-1999), na Universidade Federal da Bahia (2004-2007), na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha, 2007), na Universidade de São Paulo (2008-2009 e 2010-2011), na Saint Francis Xavier University (Nova Scotia, Canadá, W. F. James Chair of Studies in Pure and Applied Sciences, 2018 e 2019), no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) (2012-2020) e Distinguished Visitor na University of Ottawa (Canadá, 2009-2015). Atualmente é Professor Emérito da UFRuralRJ, onde é Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química, e Professor Visitante Titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É revisor, dentre outros, de Photochemistry and Photobiology, Journal of Physical Chemistry B, Photochemical & Photobiological Sciences, Journal of Photochemistry and Photobiology, A: Chemistry, Journal of Photochemistry and Photobiology, B: Biology, Canadian Journal of Chemistry, Chemosphere, Chemical Physics Letters, Chemistry-A European Journal, Langmuir, Química Nova, Journal of the Brazilian Chemical Society, Journal of Molecular Liquids, Molecules, Spectrochimica Acta A, e Archiv der Pharmazie. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Fotoquímica Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotólise por pulso de laser de compostos orgânicos em solução, estudo de intermediários reativos, fotoquímica de complexos de inclusão, espectroscopia de fluorescência de petróleo com resolução temporal, estudo da interação de proteínas com substâncias de interesse farmacológico por espectroscopia de absorção, de emissão de fluorescência e dicroísmo circular, emprego de nanopartículas metálicas em catálise utilizando a banda de ressonância plasmônica superficial, utilização de nanomateriais a partir de biomassa no controle da emissão de micropoluentes, plataformas de biorrefinaria integradas à indústria de polpa celulósica Kraft, preparação de nanotubos de carbono a partir de lignina, uso de nanoligninas como material de barreira em embalagens e tecidos e aplicação de nanopartículas de celulose no segmento automobilístico.

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos em 2017, tendo realizado período sanduíche na University of Liverpool (UK) sob a orientação do Professor Eduardo Falabella Sousa-Aguiar. Em 2018 foi aprovado em concurso para docente do Instituto de Química, tomando posse em 2020. Em sua passagem pela indústria, ocupou o cargo de New Business Development & Biofuel Specialist na multinacional chinesa, Sinochem, sendo responsável por construir e acompanhar tecnicamente um portfólio de projetos de P&D. Esse portfólio gerou diversas inovações, destacando-se o trabalho desenvolvido em parceria com os laboratórios da UFRJ: Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LABIM-IQ-UFRJ) que já resultou em três depósitos de privilégio no INPI e uma nova rota para produção de HVO e SAF em parceria com o (LIPCAT-UFRJ). Ambas as iniciativas seguem em desenvolvimento (scale-up) com o objetivo de chegar até a fase de comercialização. O Professor João Monnerat atualmente atua como coordenador do grupo de pesquisa do Laboratório de Intensificação de Processos e Catálise (LIPCAT-UFRJ), desenvolvendo projetos na área de intensificação de processos e catálise com diversos parceiros industriais. Além disso, também atua como vice coordenador do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LABIM-IQ-UFRJ), onde continua atuar nos projetos em parceria com a Sinochem. 

Profa Verônica Maria de Araujo Calado LARHCO

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Professora titular na Escola de Química. Possui doutorado (1993) e mestrado (1986) em Engenharia Química pela UFRJ e graduação (1981) em Engenharia Química para UFPE. Trabalhou durante dois anos no Center of Composite Materials, na Universidade de Delaware (de 1994 a 1996) e durante um ano na Universidade da California, Berkeley, em 2003. Foi chefe do Departamento de Engenharia Química da Escola de Química durante um mandato e Coordenadora do Programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos durante três mandatos seguidos. É membro do Corpo Editorial da revista Composites Science and Technology, Process Safety and Environmental Protection, Advances in Materials Science and Engineering e Frontiers In Sustainable Food Systems. Tem experiência na área de materiais, com ênfase em materiais compósitos, e na área de estatística aplicada, com ênfase em planejamento de experimentos e controle estatístico de processos. Atua também na caracterização térmica e reológica de materiais em geral. Autora de um livro, de vários capítulos e mais de 80 artigos em periódicos. Traduziu mais de 18 livros técnicos, incluindo o famoso de R. B. Bird (Transport Phenomena). Já coordenou vários projetos com FINEP, CNPq, BNDES e empresas. Coordena o Laboratório de Termoanálise e de Reologia, localizado no Núcleo de Biocombustíveis, de Petróleo e de seus Derivados. O vídeo de uma palestra sobre Análise Multivariada já foi visualizado no YouTube por mais de 37.500 pessoas, desde 2013. É presidente da Sociedade Brasileira de Reologia desde 2021. 

Prof Ana Maria Rocco LARHCO

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Ana Maria Rocco concluiu o doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994 com especialização no Laboratório de Eletroquímica de Novos Materiais da Universidade de Bologna. Atualmente é Professora Titular da Escola de Química (EQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Química Nova, Coordenadora da Linha de Nanopartículas e Nanocompósitos do Instituto Virtual de Nanociência e Nanotecnologia (IVNN) da FAPERJ, Diretora da Regional Leste da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) e conselheira da Associação Brasileira de Polímeros. Coordena o Grupo de Materiais Condutores e Energia (GMCE) e atua na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Química do Estado Condensado, eletroquímica e nanotecnologia nas áreas de energia, ambiente e sustentabilidade. Seus projetos concentram-se no estudo de materiais e protótipos de células a combustível do tipo PEM, supercapacitores, baterias de íon-lítio e células fotoeletroquímicas para a produção de hidrogênio verde pela eletrólise da água.

Profa Fabiana Valéria da Fonseca LARHCO

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Engenheira Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela Faperj. Foi coordenadora do Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH 3.1 – EQ/UFRJ) entre 2019 e 2021 e vice diretora da Escola de Química entre 2018 e 2021. Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia dos Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ) e do Programa de Engenharia Ambiental (UFRJ). Atua como revisor dos periódicos Environmental Technology, J. Harz. Materials, Chemical Engineering Journal, Water Science and Technology e Desalination and Water Treatment e como consultor Ad hoc de várias agências de fomento à pesquisa. Tem experiência na área de tratamento e reúso de águas e efluentes industriais, com ênfase nos Processos Oxidativos Avançados, remoção de micropoluentes em águas, processos físico-químicos e aplicação de nanopartículas no tratamento de águas.

Prof Emerson Schwingel Ribeiro Larhco

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Natural de Campo Mourão – PR, concluiu o seu Doutorado e o Mestrado em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ/UNICAMP); e a sua Graduação em Química Bacharelado pelo Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (DQI/UEM). Fez Pós-Doutorado no Instituto de Química da UNICAMP e foi pesquisador visitante do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer) em Campinas-SP. Coordena o Grupo LaDANM: Laboratório de Desenvolvimento e Aplicações de Novos Materiais, que atua basicamente na área de Química Inorgânica, com síntese e caracterização de novos materiais, como: (1) Sílica gel organofuncionalizada. (2) Óxidos mistos obtidos pelo processo sol-gel. (3) Nanomateriais à base de óxidos, etc.; e com a rede multidisciplinar de pesquisa, os materiais desenvolvidos são aplicados em diferentes áreas: (A) Eletroquímica e eletroanálise; (B) Materiais sorventes para íons tóxicos e poluentes emergentes; (C) Fotodegradação e terapia fotodinâmica, (D) Pré-tratamentos no sistema de revestimentos, etc. Tem atuado como coordenador e/ou integrante de projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, FINEP e Fundação Araucária do Paraná); como revisor de projetos (CNPq, CAPES, FAPERJ, FACEPE e AGENCIA) e de periódicos. Publicou 67 artigos em periódicos. Apresenta Fator h 22 no Web of Science (ISI) e no Scopus. Em nível de Pós-Graduação, orientou e/ou coorientou 24 alunos e participou mais de 130 bancas de mestrado e/ou doutorado; sendo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química – PGQu/IQ/UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 pelo CNPq; e, é MEMBRO do COMITÊ GESTOR do Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Micropoluentes e Radioativos – INCT-DATREM (http://inct-datrem.iq.unesp.br/), coordenado pela Profa. Maria Valnice Boldrin Zanoni do IQ da Unesp de Araraquara. Ingressou no Instituto de Química da UFRJ em 2007 como Professor Adjunto 1 (Classe C1) e atualmente é Professor Associado 4 (Classe D4).

Prof Nilton Rosembach Junior LARHCO

Local da Palestra: Sala 601, 7° Andar, Bloco A

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Ciência dos Materiais Computacional pelo Institut Charles Gerhardt Montpellier (ICGM), Universite de Montpellier, França , e pela The Pennsylvania State University, EUA . Tem experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Química Orgânica, Físico-Química Orgânica, Química de Materiais, Catálise, Química Teórica, Modelagem Molecular, Ciência dos Materiais Computacional, Petroquímica e Conversão de Biomassa. As principais linhas de pesquisa em que atua incluem Modelagem Molecular aplicada ao estudo e desenvolvimento de processos catalisados por zeólitas e MOFs utilizando métodos ab initio, DFT e campos de força reativos, adsorção e difusão de gases e vapores em MOFs utilizando métodos de Monte Carlo e Dinâmica Molecular Clássica, Drug Delivery systems baseados em MOFs utilizando QSAR, alquilação de parafinas com olefinas e conversão de biomassa (produção de aditivos para combustíveis a partir da glicerina) e CO2. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)