Palestrantes

Veja quem estará por lá!

Nesta seção você poderá conhecer melhor os palestrantes do evento MATEAMB, saber um pouco mais das suas linhas de pesquisa e atuação, e, caso seja de seu interesse, poderá entrar em contato durante ou após as palestras para se envolver profundamente nos assuntos de materiais avançados de catálise e sustentabilidade.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado (1986) e doutorado (1993) em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo docente permanente dos Programas de Química e Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Recebeu o prêmio TWAS, concedido pela Academia Mexicana de Ciências, pelo melhor trabalho de colaboração com pesquisador mexicano. Também foi agraciado com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM. Pela SBQ recebeu o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação, a Medalha RVq e a Medalha Walter Baptist Mors. Pelo IQ-UFRJ recebeu a Medalha Augusto A. L. Zamith, como reconhecimento de suas contribuições científicas. Atualmente é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B do CNPq. É membro da Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Catálise, American Chemical Society e Fellow da Royal Society of Chemistry. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Química Verde e Sustentável, Petróleo, Gás natural, Petroquímica, Transformação de Biomassa, Biocombustíveis, Captura e Conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à conversão de glicerol e etanol em produtos químicos, produção de biocombustíveis, transformação catalítica de biomassa não alimentícia, captura de CO2 por adsorventes funcionalizados, hidrogenação de CO2 a metanol, DME e hidrocarbonetos, conversão de CO2 a carbonatos orgânicos, mecanismos de reações catalíticas, acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos, química de carbocation, nanotecnologia e materiais avançados, além de processos de refino de petróleo, petroquímica e conversão de gás natural.

Possui graduação em química bacharelado com atribuições tecnológicas e química licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Mestrado (2013) e Doutorado (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu sua dissertação de mestrado e tese de doutorado no LARHCO/UFRJ (Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise) e no LQSN/UFF (Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia) nas áreas de catálise heterogênea para biocombustível, síntese de materiais híbridos e análise em CLAE (cromatografia líquida de alta resolução). Foi professora substituta no Departamento de Química Analítica da UFRJ (2015-2017). Iniciou pós-doutorado (2017) no LMCP/IMA/UFRJ (Laboratório de Macromoléculas e Coloides na Indústria do Petróleo) com atividades de desenvolvimento e avaliação de hidrogéis poliméricos para controle de conformidade em reservatórios de petróleo. Atualmente, é Professora do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ e pesquisadora no LARHCO/UFRJ onde desenvolve pesquisa na área de materiais mesoporosos com diversas aplicações, como catalisadores heterogêneos e adsorventes para captura de CO2.

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2023, no Departamento de Química Inorgânica. Possui graduação em Química Bacharelado pela UFSCar (2008), mestrado em Química (Área de Concentração: Química Analítica e Inorgânica) e doutorado em Química (Área de Concentração: Química Analítica e Inorgânica) pelo IQSC/USP (2014). Realizou um doutorado sanduíche na Universität Stuttgart (Institut für Polymerchemie), Alemanha no período de 2012-2013. Fez um pós-doutorado no IQ/USP 2014-2018 como bolsista FAPESP. Realizou um estágio de pós-doutorado FAPESP/BEPE no grupo VAALBIO (Valorisation de la biomasse) na Université de Lille/Centrale Lille, França no período de 2017-2018. Nesse mesmo grupo fez um pós-doutorado em um projeto vinculado com a empresa Weylchem (2018-2020) e um outro pós-doutorado em um projeto vinculado com a Région Hauts-de-France (2020-2021). Desde 2021 integra o Laboratório de Intensificação de Processos e Catálise (LIPCAT/UFRJ), primeiro como pós-doutoranda e depois como docente, atuando na área de Química Inorgânica, com ênfase em Catálise Heterogênea e Química Sustentável. Sua pesquisa se concentra no desenvolvimento e avaliação de catalisadores metálicos explorando correlações estrutura–atividade, efeitos de composição e suporte, tamanho de partícula e sinergias de liga. Investiga a transformação de bioderivados como HMF, furfural e açúcares por rotas de oxidação seletiva, esterificação oxidativa, hidrogenação e hidrodesoxigenação, preferencialmente em condições livres de base, visando aumentar a eficiência de átomos e reduzir impactos ambientais. Também estuda a formação de éteres de alta densidade energética por alquilação redutora com potencial para combustíveis avançados. Por isso, tem atuado no como integrante de projetos com empresas do setor químico e energético com interesse no desenvolvimento de processos contínuos e transferência tecnológica como soluções para uma indústria mais verde.

José Adolfo Oliveira das Chagas é Doutor em Química pela UFRJ, Mestre em Química e Químico do Petróleo com láurea acadêmica pela UFRN. Possui atribuições tecnológicas e especialização em Petróleo pelo Programa de Formação e Recursos Humanos da Petrobras (PFRHPB-222). Foi integrante do Laboratório de Membranas e Coloides, LAMECO, laboratório de pesquisa da UFRN, onde pesquisou sobre os efeitos da reticulação e plastificação nas propriedades de membranas poliméricas, e desenvolveu pesquisa aplicada em tratamento de águas residuais da indústria de petróleo. Atualmente é doutor empreendedor pela FAPERJ e pesquisador no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise, LARHCO, laboratório de pesquisa da UFRJ, onde prepara e caracteriza materiais funcionalizados para captura e conversão de dióxido de carbono, e desenvolve análise e prototipagem em captura de carbono. Cofundador e Diretor da CarbonAir Energy, uma startup incubada no Instituto Garagem (Coppe/UFRJ) que oferece soluções tecnológicas para captura e utilização de carbono. Empreendedor pelo Startup Rio/FAPERJ, foi selecionado para o Programa Iniciativa Jovem da Shell, e contemplado com edital Doutor Empreendedor da FAPERJ. Apresenta experiência na área de química com ênfase em química do petróleo, química orgânica, química dos polímeros e coloides, química verde, adsorção e catálise orgânica. Tem interesse nos seguintes temas: termodinâmica e cinética química, química orgânica, química verde, sustentabilidade, economia circular, inovação tecnológica e empreendedorismo. 

Possui Doutorado (2009-2013) e Mestrado (2007-2009) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É formada em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência em reações de transformação da glicerina oriunda da produção do biodiesel, cromatografia gasosa, espectrometria de massas e materiais funcionalizados para captura e conversão de CO2. Foi professora Adjunta Substituta do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro por 6 anos. Atualmente atua como pesquisadora no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO) com atividades relacionadas à catálise aplicada a energia e meio ambiente, sobretudo na transformação química de biomassa. É cofundadora e CEO da CarbonAir Energy, uma startup de captura e aproveitamento de carbono incubada no Instituto Garagem da Coppe/UFRJ. Foi contemplada com Programa Mulheres Empreendedoras da Vibra Energia.

Prof Aryana Azevedo Marcinyak 2

Graduada em Química Bacharelado com atribuições tecnológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Licenciada em Química pela Universidade do Grande Rio; Mestre e Doutora em Ciências pelo programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja linha de pesquisa foi conversão de CO2 em carbonatos orgânicos, focando no desenvolvimento de catalisadores heterogêneos, sobretudo óxido de cério; Seu doutorado teve parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Participou de projetos de pós doutorado em parceria com a Universidade de York (UK) no Green Chemistry Centre of Excellence, também na área de conversão de CO2; Atualmente atua como pós doutoranda no projeto de desenvolvimento de catalisadores para a reação de hidrogenação direta de CO2 à hidrocarbonetos, focando na produção de combustíveis sustentáveis como querosene de aviação (SAF); e como professora substituta no Departamento de Processos Orgânicos (DPO) da Escola de Química da UFRJ.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Pós-Doutorado pelo National Research Council of Canada (1987-1989) e Livre Docência pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atuou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de 1975 a 2004 como Professor Assistente (1975 a 1982), Professor Adjunto (1983 a 1998) e Professor Titular (1998 a 2004), quando se aposentou. Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi Chefe do Departamento de Química (1981-1983), Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Química (1981-1983), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica (1990-1993), onde foi responsável pela implementação do Programa de Doutorado em Química Orgânica, e Vice-Reitor (1993-1997). Orientou 13 dissertações de Mestrado, 12 teses de Doutorado, e supervisionou 4 trabalhos de Pós-Doutorado, tendo publicado 139 trabalhos em revistas científicas, 2 capítulos em livros e tendo sido concedida uma patente. Foi Professor Visitante na Universidade Técnica de Lisboa (1997-1999), na Universidade Federal da Bahia (2004-2007), na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha, 2007), na Universidade de São Paulo (2008-2009 e 2010-2011), na Saint Francis Xavier University (Nova Scotia, Canadá, W. F. James Chair of Studies in Pure and Applied Sciences, 2018 e 2019), no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) (2012-2020) e Distinguished Visitor na University of Ottawa (Canadá, 2009-2015). Atualmente é Professor Emérito da UFRuralRJ, onde é Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química, e Professor Visitante Titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É revisor, dentre outros, de Photochemistry and Photobiology, Journal of Physical Chemistry B, Photochemical & Photobiological Sciences, Journal of Photochemistry and Photobiology, A: Chemistry, Journal of Photochemistry and Photobiology, B: Biology, Canadian Journal of Chemistry, Chemosphere, Chemical Physics Letters, Chemistry-A European Journal, Langmuir, Química Nova, Journal of the Brazilian Chemical Society, Journal of Molecular Liquids, Molecules, Spectrochimica Acta A, e Archiv der Pharmazie. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Fotoquímica Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotólise por pulso de laser de compostos orgânicos em solução, estudo de intermediários reativos, fotoquímica de complexos de inclusão, espectroscopia de fluorescência de petróleo com resolução temporal, estudo da interação de proteínas com substâncias de interesse farmacológico por espectroscopia de absorção, de emissão de fluorescência e dicroísmo circular, emprego de nanopartículas metálicas em catálise utilizando a banda de ressonância plasmônica superficial, utilização de nanomateriais a partir de biomassa no controle da emissão de micropoluentes, plataformas de biorrefinaria integradas à indústria de polpa celulósica Kraft, preparação de nanotubos de carbono a partir de lignina, uso de nanoligninas como material de barreira em embalagens e tecidos e aplicação de nanopartículas de celulose no segmento automobilístico.

Formou-se em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1999, seguido por um Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense em 2002. Movido pela paixão pelo conhecimento, obteve um Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2006 e completou um pós-doutorado em Engenharia Química com foco em Análise de Dados e Design Experimental na COPPE/UFRJ em 2008.

Ao longo de sua carreira, recebeu reconhecimento por suas contribuições, incluindo prêmios prestigiosos como Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro em 2015 e Cientista do Estado do Rio de Janeiro em 2021 e 2024. Também foi homenageado com uma Cátedra em Nanociência e Nanotecnologia na Mahatma Gandhi University, Índia, em 2018, e foi distinguido como Pesquisador 1D do CNPq em 2023. Ele atua como Professor Associado Visitante na Florida International University (2024-2025). Entre outros prêmios, recebeu o Prêmio de Melhor Plenária Executiva na International Summit and Conference on Material Science Nanotechnology Bio Manufacturing (ISCMNB) em 2021 e o Prêmio Ouro na Categoria Aberta na Competição Internacional de Inovação i2i pela aplicação de Geopolímero de Carbon Black, concedido pela Malaysian Association of Creativity and Innovation (MACRI) em 2021. O Prof. Gomes fez contribuições significativas para o campo por meio de seu extenso histórico de publicações, incluindo 247 artigos em periódicos científicos e 13 livros, com um índice H de 34 (SciVal) e 38 no Google Scholar. Sua pesquisa foca em nanocompósitos poliméricos derivados de recursos renováveis, visando desenvolver aplicações inovadoras para esses materiais em diversos setores e indústrias. Além de suas atividades de pesquisa, o Prof. Gomes demonstrou um profundo compromisso com a orientação de alunos, supervisionando com sucesso diversas teses de mestrado e doutorado e orientando projetos em várias áreas. Ele também ocupou cargos editoriais notáveis, atuando como Editor-Chefe do periódico Current Applied Polymer Science desde 2020 e do Brazilian Journal of Experimental Design, Data Analysis and Inferential Statistics desde 2021, além de Editor Associado para outros periódicos respeitados. Em 2023, foi classificado entre os 10.000 principais cientistas da América Latina, ocupando a 5.115 posição (141 na UFRJ). No campo da inovação, conquistou o segundo lugar no Programa Escale-se Summit em 2023 e organizou várias conferências e simpósios relacionados à nanotecnologia e aos materiais.

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus Presidente Prudente (2009). Mestre em Química pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE – UNESP – Campus São José do Rio Preto (2010-2012). Doutor em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo – IQSC/USP – Campus São Carlos 2012-2016. Desenvolveu sensores e biossensores eletroquímicos na Universidade Complutense de Madrid Espanha, sob orientação do Prof. José Manuel Pingarrón, utilizando materiais a base de grafeno, nanopartículas metálicas, polímeros e enzimas para a detecção de interferentes endócrinos em amostras ambientais e clínicas (2014-2015). Realizou seu Pós-doutorado na área de Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus São Carlos 2016-2018. Professor do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2018. Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ desde 2019. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2025. Coordena o Grupo de Pesquisa em Eletroanalítica, Espectroanalítica, Automação e Ambiental GPEEAA e o Laboratório de Desenvolvimento Analítica LaDA. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica, sensor químico, eletrodo modificado, nanomateriais e nanocompósitos. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Bioanalítica – Lauro Kubota (INCTBio-LK) desde 2019. Na Pós-Graduação, atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRJ (PPGQu) desde 2019.

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense lotada na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). Doutora em Ciências-Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2006). É docente permanente no Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental- PGTA e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional- PROFQUI. É idealizadora e coordenadora do Projeto Escola Sustentável, PES-UFF e do Grupo de Pesquisa em Resíduos Industriais- GPRI-UFF.
Professora Associada do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), é pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desde 2017, com formação em Química Industrial (IFRJ), graduação em Ciências Biológicas (UFRJ), mestrado (2011) e doutorado (2014) pelo Programa de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, cuja tese foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese (2015) na área de Engenharias II. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBq/IQ-UFRJ) e colaboradora em programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), desenvolvendo pesquisas nas áreas de Engenharia Bioquímica e Bioquímica com ênfase em Biotecnologia aplicada aos setores farmacêutico e cosmético, especialmente em biocatálise, imobilização enzimática sob medida, cinética enzimática, produção de substâncias bioativas, otimização de reações em reatores de batelada e fluxo contínuo, resolução de enantiômeros, líquidos iônicos e produção de lipases de interesse industrial. Atua como editora e revisora de periódicos científicos internacionais e foi recentemente agraciada com o Brazilian Women in Chemistry Award (2023), concedido pela American Chemical Society (ACS) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em reconhecimento à sua liderança acadêmica e contribuição científica, apresentando índice H = 19 (Web of Science), com aproximadamente 3.250 citações.”

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Ciência dos Materiais Computacional pelo Institut Charles Gerhardt Montpellier (ICGM), Universite de Montpellier, França , e pela The Pennsylvania State University, EUA . Tem experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Química Orgânica, Físico-Química Orgânica, Química de Materiais, Catálise, Química Teórica, Modelagem Molecular, Ciência dos Materiais Computacional, Petroquímica e Conversão de Biomassa. As principais linhas de pesquisa em que atua incluem Modelagem Molecular aplicada ao estudo e desenvolvimento de processos catalisados por zeólitas e MOFs utilizando métodos ab initio, DFT e campos de força reativos, adsorção e difusão de gases e vapores em MOFs utilizando métodos de Monte Carlo e Dinâmica Molecular Clássica, Drug Delivery systems baseados em MOFs utilizando QSAR, alquilação de parafinas com olefinas e conversão de biomassa (produção de aditivos para combustíveis a partir da glicerina) e CO2. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)